SISTEMA CLO 3D – INTRODUÇÃO À MODELAÇÃO 3D

DATAS DE REALIZAÇÃO
Setembro de 2023

HORÁRIO
Laboral: Segundas, Terças, Quartas, das 14h00 às 18h00
Pós-Laboral: Segundas, Terças, Quartas, das 18h00 às 22h00

LOCAL DE FORMAÇÃO
Guimarães

CARGA HORÁRIA
30 horas

DESTINATÁRIOS
• Designers de moda e modelistas;
• Estudantes de design de moda;
• Público interessado em moda digital.

PRÉ REQUISITOS
• Conhecimentos básicos de modelação de vestuário;

OBJETIVO GERAL 
Desenvolver nos formandos a capacidade básica de utilização do Sistema CAD CLO3D, no desenvolvimento de vestuário em 2D e em 3D com simulação em avatar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:
• Navegar facilmente no Sistema CLO3D;
• Utilizar as diferentes ferramentas de desenho relacionadas com o Sistema CLO3D (Seleção, Arranjo, Simulação);
• Criar e personalizar avatares;
• Desenvolver modelação de vestuário nos ambientes 2D e 3D do Sistema CLO3D;
• Costurar peças de vestuário no Sistema CLO3D;
• Manipular as propriedades físicas dos materiais e avaliar o seu impacto nos resultados de simulação;
• Desenvolver a renderização visual de diferentes modelos de vestuário dentro do ambiente de simulação;
• Apresentar em diferentes formatos vestuário 3D.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Introdução
1.1. Apresentação do formador e dos formandos;
1.2. Enquadramento das tecnologias CAD 3D na Indústria Têxtil e do Vestuário;
1.3. Apresentação geral do curso.

2. Navegação no Sistema CLO3D (Navigation)
2.1. Apresentação das principais funções do sistema – Navegação geral em Janela 2D e janela 3D;
2.2. Configurações do Utilizador;
2.3. Utilização do rato em 3D.

3. Seleção e manipulação de objetos (Selection tool)
3.1. Seleção da Grade com a ferramenta Selecionar Mover – Prática de utilização com a Ferramenta Gizmo.
3.2. Movimentação de objetos em ambiente 3D.

4. Ferramenta Arranjo (Arrangement tool)
4.1. Arranjo e posicionamento de moldes com Pontos de Colocação do Corpo (Body Placement Dots).
4.2. Redefinir 2D na janela 3D.

5. Costura (Sewing)
5.1. Costura Segmento e Costura Livre (Segment Sewing and Free Sewing);
5.2. Costura Múltiplos (Sewing Multiples);
5.3. Corte e Costura;
5.4. Práticas de Costura.

6. Simulação (Simulation)
6.1. Simulações 3D;
6.2. Utilização de Malhas e Alfinetes (Mesh and Mesh Pins);
6.3. Distância das partículas (Particle distance);
6.4. Exploração das ferramentas: Selecionar (Select); Congelar (Freeze); Segurar (Hold); Alfinetar (Pin); e Fixar (Tack).

7. Materiais e Propriedades
7.1. A Ciência das Simulações de Materiais;
7.2. Biblioteca de Materiais de Tecidos (Materials Fabric Library);
7.3. Materiais e Malha (Materials and Mesh);
7.4. Viés e Transparência (Bias and Transparency);
7.5. Práticas de Materiais e acessórios;
7.6. Adicionar Textura ou Estampados (Adding Texture or Prints).

8. Editar e criar Moldes (Edit and Create Patterns – Pattern Drafting)
8.1. Editar e criar Formas de moldes (Patttern Shapes);
8.2. Editar Linhas em Formas de moldes (Editing Lines);
8.3. Costura Automática (Auto Sewing);
8.4. Uso da Forma Retângulo;
8.5. Traçar moldes em avatar;
8.6. Molde Paramétrico (Parametric Pattern).

9. Camadas (Layering)
9.1. Noção de camadas na simulação de vestuário;
9.2. Desenvolvimento e manipulação de camadas.

10. Avatares
10.1. Introdução aos Avatares;
10.2. Personalizar medidas no Avatar;
10.3. Ferramentas de fita métrica do avatar;
10.4. Avatares Invisíveis.

11. Renderização
11.1. Renderizações e Resolução de Malha (Renders and Mesh Resolution);
11.2. Configurações de renderização (Render Settings);
11.3. Iluminar vestuário para renderização (Lighting Garment for Rendering).

12. Conclusão
12.1. Resumo do Curso;
12.2. Realização do Projeto Final Individual CLO3D;