MASTERCLASS EM ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL COM DANIEL SANTOS
DATA DE REALIZAÇÃO
2025
CARGA HORÁRIA
16 horas (dois dias)
DANIEL SANTOS
Apresenta um percurso com mais de 35 anos de experiência profissional em funções de gestão, consultoria de negócios e formação em várias empresas de diversos setores de atividade, em Portugal e no estrangeiro. Participa com regularidade como orador convidado em vários workshops e seminários sobre temas como a gestão, gestão intercultural e internacionalização. É também docente do ensino superior na Escola Superior de Gestão do IPCA onde é responsável pela unidade curricular de Gestão de Negócios Internacionais.
“Em contexto internacional, cingir-se só a produzir e disponibilizar um produto ou serviço não chega, é preciso informar e convencer. Por isso, a comunicação é um aspeto fundamental numa negociação internacional e não pode ser improvisada, deve ser preparada, conduzida com ponderação e seguir padrões de comportamento adequados à cultura local”.
Daniel Santos
OBJETIVO GERAL
O principal foco deste curso é desenvolver nos participantes a capacidade de comunicar profissionalmente com eficácia e construir relacionamentos profissionais sólidos que levem ao sucesso nas negociações em contexto internacional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final do curso, os participantes deverão ser capazes de:
· Identificar e caracterizar os métodos e ferramentas necessárias no processo de comunicação de forma a desenvolver negociações eficazes em ambiente internacional.
· Aplicar a estratégia adequada na preparação do ambiente intercultural e na execução da relação profissional.
· Desenvolver a capacidade de linguagem corporal perante outras culturas.
PROGRAMA
Módulo I. O processo comunicacional
· Comunicar
· Função e importância dos intervenientes
· Os diferentes perfis comunicacionais
· Escutar para compreender
· As barreiras à comunicação
Módulo II. A negociação internacional
· O conceito
· Tipos de negociação
· Características da negociação
· Qualidades do negociador internacional
· O processo negocial internacional
Módulo III. Influência das diferenças culturais
· O que define uma cultura
· A diversidade como vantagem competitivao
· Influência dos principais fatores culturais
· Qualidades do negociador internacional
· O iceberg cultural
· Negociação e religião
· Linguagem verbal e não-verbal
· Características fundamentais do negociador internacional
OUTRAS CONSIDERAÇÕES
· Documentação e fichas de trabalho
· Dinâmicas de grupo
· Simulações profissionais
· Serão apresentadas particularidades e formalidades de vários países
· Partilha de experiências com o formador