MASTERCLASS COM DANIEL SANTOS: AS FEIRAS INTERNACIONAIS COMO FERRAMENTA DE MARKETING

DATAS DE REALIZAÇÃO
6 de julho de  2024

HORÁRIO
9h00 às 18h00

LOCAL 
Hotel Eurostars Santa Luzia, Guimarães

DANIEL SANTOS
Apresenta um percurso com mais de 35 anos de experiência profissional em funções de gestão, consultoria de negócios e formação em várias empresas de diversos setores de atividade, em Portugal e no estrangeiro. Participa com regularidade como orador convidado em vários workshops e seminários sobre temas como a gestão, gestão intercultural e internacionalização. É também docente do ensino superior na Escola Superior de Gestão do IPCA onde é responsável pela unidade curricular de Gestão de Negócios Internacionais.

Feiras Internacionais: “Ferramenta de Comunicação e Marketing por Excelência”
Daniel Santos

Quer seja como expositor ou um simples visitante, as feiras internacionais oferecem diversas oportunidades para desenvolver uma empresa e a sua rede profissional. São uma ferramenta poderosa e importante que faz parte da estratégia de comunicação e marketing de uma empresa e a sua presença, nomeadamente como expositora, não pode ser improvisada, deve ser planeada com antecedência e rigor para responder aos objetivos da sua participação. Existem várias motivações para estar presente numa feira internacional, as mais comuns são a oportunidade de alcançar novos clientes/mercados, aumentar a notoriedade da empresa, perceber as tendências do setor e até mesmo aproveitar a oportunidade de apresentar inovações ou o lançamento de um novo produto… Em boa verdade, o importante a reter é que os objetivos da participação numa feira internacional são puramente comerciais juntando e relacionando diferentes “players” internacionais, nacionais ou locais do mesmo setor, num mesmo espaço e em pouco tempo.

PROGRAMA
08h45 _Receção dos participantes
09h00_Marketing Internacional
· O conceito
· As funções do marketing
10h30 _Coffee Break
· As variáveis do marketing na ótica internacional
· Marketing doméstico versus marketing international
13h00 _Almoço-Buffet
14h00_As Feiras Internacionais
· O conceito
· Objetivos de participação
· Critérios de escolha
16:00_Coffee Break
· Calendarização e preparação
· Seleção da equipa comercial
· Importância do pós-feira
18h00 _Encerramento

OBJETIVOS
No final da masterclass, os participantes devem ser capazes de:
· Compreender as funções do marketing na ótica internacional;
· Selecionar a feira adequada aos interesses do seu negócio;
· Planear atempadamente a sua participação;
· Operacionalizar as várias metas do planeamento;
· Identificar as ações a serem desenvolvidas durante o certame;
· Dirigir e motivar os colaboradores envolvidos no processo;
· Aplicar as ações de marketing dirigidas à sua participação;
· Trabalhar toda a informação recolhida para elaboração do relatório pós-feira.