GESTÃO EFICIENTE DE STOCKS

DATA DE REALIZAÇÃO
Maio e junho de 2024

HORÁRIO
14h00 às 17h00

LOCAL DE FORMAÇÃO
On-Line

CARGA HORÁRIA
30 horas

DESTINATÁRIOS
Todos os que tenham funções nas áreas da logística, operações, compras, distribuição e público em geral.

OBJETIVOS GERAIS
No final do Curso espera-se que o formando saiba identificar, avaliar, gerir e controlar os stocks, contribuindo para a melhoria dos resultados das empresas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar os conceitos e princípios utilizados na gestão de stocks.
Saber aplicar os principais modelos, procedimentos e métodos de aprovisionamento.
Identificar e analisar os custos associados à gestão de stocks
Efetuar a gestão interna de stock com vista á otimização do custo, tempo e espaço.
Saber analisar os principais indicadores de gestão de stocks e implementar ações corretivas.
Adquirir as ferramentas que permitam maximizar os recursos logísticos existentes, garantindo que a tomada de decisão seja rápida e a mais adequada a cada situação.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. ENQUADRAMENTO DOS STOCKS NA LOGÍSTICA INTERNA E EXTERNA DAS ORGANIZAÇÕES
Funcionamento da cadeia logística (simulação).
Importância de uma boa avaliação dos stocks
Avaliação de fornecedores.
Previsões de vendas.

2. PRINCÍPIOS DA GESTÃO DE STOCKS
Modelos de gestão de stocks
Operações da gestão de stocks: Armazenagem, A gestão de entradas e saídas e os inventários
Análise ABC
Controlo de existências
Tipos de stocks a armazenar
Identificação dos artigos em stock: codificação dos artigos e dos espaços

3.APURAMENTO E GESTÃO DE CUSTOS NA GESTÃO DE STOCKS
Tipos de stocks
Custos de stocks
Os custos associados à gestão dos stocks
Quantidade Económica de encomenda
Descontos de quantidade e sua gestão

4.ARMAZENAGEM
Diferentes tipos de organização em armazém
Gestão de entradas e saídas
A organização física do armazém
Boas práticas em armazém
Indicadores de stocks
Avaliação contínua da participação em sessão

AVALIAÇÃO
Realização de uma simulação final de gestão realista de stocks “Jogo do Refresco”.