FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS E JOVENS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECÍFICAS
NÍVEL 2

DATA DE INICIO
Dezembro de 2022

HORÁRIO
Quartas, das 19h00 às 22h00 e sábados das 09h00 às 13h00

LOCAL
Centro Paroquial de Moreira de Cónegos

CARGA HORÁRIA
50 horas

DESTINATÁRIOS
Ativo empregado com habilitação mínima de 6.º ano de escolaridade; ou
Ativo desempregado de curta duração (menos de 1 ano) com habilitação igual ou superior ao 12.º ano de escolaridade.

ENQUADRAMENTO
Um dos desafios que se impõe, atualmente, a toda a comunidade educativa é a concretização de uma escola inclusiva, onde todos os alunos, independentemente da sua situação pessoal e social, encontrem respostas que lhes permitam a aquisição de um nível de educação e de formação facilitadoras da sua plena inclusão social.
Este compromisso com a educação inclusiva, que procura responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, está patente no recente Decreto-Lei nº 54/2018 que assegura o aumento da participação de todos na aprendizagem e na vida da comunidade escolar.
Como devem os profissionais da área da educação intervir, é certamente uma das questões de maior discussão entre a comunidade.

OBJETIVOS
No final da formação os formandos devem:
• Adquirir competências que permitam em contexto de sala de aula desenvolver os princípios do novo enquadramento legal da educação inclusiva, bem como do processo de implementação das medidas de suporte à aprendizagem e inclusão.
• Identificar práticas de intervenção pedagógica em crianças com comportamentos disfuncionais e com necessidades educativas específicas.
• Avaliar, repensar e direcionar formas de intervenção práticas em situações de comportamentos disfuncionais da criança; que possam responder a – O que será o comportamento normalizado?

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
MÓDULO I – INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS E JOVENS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
• Enquadramento legal da Educação Inclusiva;
• Operacionalização do decreto lei n.º 54/2018,
• Medidas de suporte à aprendizagem e inclusão;
• Intervenção pedagógica com alunos com diferentes problemáticas (autismo, trissomia XXI,paralisia cerebral, entre outros).
MÓDULO II – COMPORTAMENTOS DISFUNCIONAIS NA CRIANÇA E NOS JOVENS
• Comportamento normalizado
• Comportamentos disfuncionais na criança ou jovem
Ansiedade e distúrbios emocionais
Depressão
Agressividade
Isolamento
Sono e seus problemas
• Perturbações do comportamento: diagnóstico, avaliação e intervenção
• Papel da família
Estilos parentais e sua relação com comportamentos disfuncionais ou disruptivos
• Papel das instituições
• Papel dos profissionais
• Estratégias de intervenção

REGALIAS
Subsídio de Alimentação e Certificado de Formação