CONTROLO DA QUALIDADE

DATA DE REALIZAÇÃO
Novembro 2020

LOCAL DE FORMAÇÃO
Guimarães

CARGA HORÁRIA
30 horas

DESTINATÁRIOS
Responsáveis e trabalhadores do setor da qualidade, responsáveis pela subcontratação, controladores de qualidade internos e externos;

OBJETIVOS
Conferir conhecimentos e metodologias de deteção de defeitos ou desvios das especificações, desde a receção das matérias-primas, acessórios e produtos subsidiários, até à embalagem do produto passando por todas as fases do processo de transformação;
Organizar a Função Qualidade nas suas vertentes preventiva e corretiva, detetando defeitos e anomalias;
Desencadear atempadamente ações corretivas, com objetivo de melhorar o nível geral da Qualidade, e consequentemente reduzir os custos da “não – qualidade”.
Acompanhar as encomendas entregues a subcontratados;

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1 – INTRODUÇÃO
• Definições de Qualidade
• A evolução do conceito de Qualidade: da inspeção à qualidade total
• Conceitos básicos para a qualidade
• Política de qualidade

2 – QUALIDADE NOS PROCESSOS
• O ciclo de vida de um produto e a melhoria continua
• A qualidade nos processos
• O ciclo PDCA
• Autocontrolo
• Trabalho em equipa

3 – TÉCNICAS DE MELHORIA CONTÍNUA DA QUALIDADE
• Os 5 S’S
• Kaisen

4 – TÉCNICAS DE MELHORIA CONTÍNUA DA QUALIDADE
• As sete ferramentas da qualidade
• A qualidade nos processos
• Amostragem
• Inspeção de aceitação
• Planos de amostragem

AVALIAÇÃO
Avaliação contínua da participação em aula e realização de 1 teste escrito final.