NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
Resumo do Projeto Erasmus + - KA1 - Mobilidade Individual
GUIMARÃES - VET STUDENTS ABROAD
O Projeto "Guimarães - VET Students Abroad" , no âmbito do Programa Erasmus + ( KA1 - Mobilidade Individual para fins de Aprendizagem) é apresentado à Agência Nacional, em consórcio,  pela entidade coordenadora - ARTS & SKILLS LDA. -  entidade ativa na formação profissional e consultoria de projetos de formação, em parceria com a Escola Secundária Francisco de Holanda e a Escola Secundária Martins Sarmento, duas escolas públicas, do concelho de Guimarães, que ministram, para além de outras modalidades de educação e formação, cursos Profissionais de Nível IV.
A candidatura nasce de uma certeza partilhada pelo consórcio: 
"A mobilidade de pessoas é, também, mobilidade de saberes, culturas e conhecimento, com um forte  impacto na vida pessoal e profissional das pessoas em mobilidade, mas também na vida das pessoas, das organizações e dos países que as acolhem."
Consideramos a mobilidade de pessoas a forma mais rica de partilha e aprendizagem que, enquanto entidades e profissionais de educação, podemos proporcionar aos nossos alunos.
Neste sentido a ARTS & SKILLS “desafiou” duas das maiores e mais emblemáticas escolas da cidade de Guimarães a apresentarem, pela primeira vez, uma candidatura ao programa Erasmus + , no âmbito da mobilidade individual de formandos da formação profissional.
A atividade principal do projeto prevê a mobilidade, para fins de aprendizagem em contexto de trabalho, de 90 formandos, dos mais de 10 Cursos profissionais que ambas as escolas ministram, por um período de 10 semanas em Espanha, Itália e Alemanha e Reino Unido.
Os participantes serão colocados em empresas da sua área de formação e desenvolverão competências técnicas e profissionais, sob o acompanhamento de um tutor de estágio nas empresas e um tutor da escola de envio.
Para além das competências técnicas e profissionais, os participantes terão a oportunidade de crescerem enquanto indivíduos e cidadãos, alargando os seus conhecimentos culturais e linguísticos, assim como a sua autonomia, o seu espirito de iniciativa e equipa num ambiente multicultural.
O Consórcio pretende, desta forma, contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional destes jovens que se preparam para ingressar no mercado de trabalho, consideram que deste modo estão a contribuir para aumentar as suas possibilidades de emprego ao proporcionar-lhes, para além da formação em território nacional, uma experiência internacional.
Para além da mobilidade dos formandos, o projeto prevê ainda a mobilidade de 11 profissionais da formação profissional (coordenadores de curso, formadores e profissionais de projetos de mobilidade) para um período de formação em empresas e organizações europeias, com o objetivo de melhorarem as suas competências enquanto profissionais.
Esta parceria, que se inicia com este projeto, pretende ser uma parceria forte e que tem como ambição o desenvolvimento de outros projetos no âmbito da Educação e Formação profissional, que possam melhorar, não só a qualidade, mas também a imagem, muitas vezes errada, que o país tem da Formação Profissional.
@ 2018 Todos os direitos reservados  |  Termos de utilização  |  Mapa do site