@ 2018 Todos os direitos reservados  |  Termos de utilização  |  Mapa do site
Project IntoQuality:
(Comissão Europeia, 2009).
Objetivos do projeto:
Parceiros
Coordenador:
European Center for Quality OOD (Sofia/Bulgaria)
Centre de Coordination et de Gestion des Programmes Européens-DGEO (Brussels/Belgium)
European Grants International Academy Srls Unipersonale
(Foligno/Italy)
Multidisziplinäres Institut für Europa-Forschung Graz
(Graz/ Austria)
Arts&Skills - Formação, consultoria e inovação, Lda
(Guimarães/Portugal)
Wisamar Bildungsgesellschaft gemeinnützige GmbH
(Leipzig/Germany)
Pode encontrar mais informações sobre o projeto no nosso site: www.intoquality.eu
A mobilidade contribui para a flexibilidade e a empregabilidade da força de trabalho no contexto europeu. A mobilidade transnacional para o ensino e formação profissional (VET) com o objectivo de adquirir novas competências, é um dos meios fundamentais para que os indivíduos e em particular os jovens, possam aumentar sua empregabilidade, bem como o seu desenvolvimento pessoal.
A “IntoQuality Association” é uma associação, sem fins lucrativos, que reúne organizações europeias que desenvolvem projetos de mobilidade, interessadas em fazer crescer ainda mais os seus padrões de qualidade no âmbito das suas atividades de mobilidade.
Esta Associação foi criada para definir e promover práticas organizativas, logísticas e de avaliação, com altos padrões de qualidade no âmbito das actividades de planeamento, execução e acompanhamento das mobilidades europeias, permitindo  que os jovens e/ou adultos em mobilidade beneficiem de experiências internacionais de formação e aprendizagem. O Código de Práticas da Associação, ao qual todos os membros se comprometem, aborda várias questões de qualidade e responsabilidade em mobilidades, incluindo precisão e abrangência de informações, relevância de atividades, eficácia da organização, adequação de serviços, Recursos Humanos e profissionalismo, custo-benefício e "satisfação" dos participantes.

O projeto IntoQuality irá assim desenvolver um Sistema de Garantia da Qualidade (QAS) para organizações intermediárias europeias envolvidas na mobilidade de jovens e adultos em mobilidades de ensino e formação profissional. 
O QAS destina-se a superar a falta de transparência em práticas e preços e a falta de regras e indicadores comuns para a garantia de qualidade do serviço prestado.Procura estabelecer critérios bem fundamentados, visando aumentar o valor e a credibilidade dos principais atores envolvidos nas mobilidades.
O objetivo geral do projeto IntoQuality é criar um ambiente mais favorável ao intercâmbio de jovens e para os programas de mobilidade no âmbito do Ensino e Formação Profissional.
O projecto pretende criar uma Associação europeia de organizações intermediárias de qualidade ativas em Projectos de mobilidade.
Embora existam algumas redes da UE com o objectivo de incentivar a cooperação entre as organizações da UE para a mobilidade, nenhuma delas se concentra na qualidade dos serviços prestados pelos membros. À primeira vista, quanto mais membros em rede, mais oportunidades de encontrar um parceiro adequado. No entanto, a quantidade não é igual à qualidade. A falta de transparência nas práticas, nos preços e a falta de regras e indicadores comuns para a garantia de qualidade do serviço é barreira para iniciar a cooperação com novos parceiros.
O IntoQuality irá desenvolver um Sistema de Garantia da Qualidade (QAS) que servirá como ferramenta para avaliar e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas organizações intermediárias.
Criar uma "Associação Europeia de Organizações Intermediárias de Qualidade para a Mobilidade" unida em torno da definição comum de mobilidade de qualidade e custo-benefício.
Desenvolver um Sistema de Garantia de Qualidade eficiente que garanta uma ampla visibilidade de organizações intermediárias de confiança envolvidas em projetos de mobilidade.
Desenvolver uma ferramenta de monitoração interativa para os beneficiários em mobilidade que permita uma avaliação e melhoria contínua da experiência de mobilidade.
O projecto IntoQuality está a ser desenvolvido por 6 organizações de 6 países da UE, cada uma delas contribuindo com os seus conhecimentos e experiências próprias, que serão importantes para criar uma Associação competente e inovadora na área da mobilidade europeia.
MOBILIDADE NA UE